domingo, 26 de dezembro de 2010

NATAL

Nesta semana refleti sobre o Natal.
Minha família sempre preservou muito o sentido do Natal como o nascimento de Jesus de Nazaré. Minha mãe nunca plantou em nós a idéia do Papai Noel, deixou com que acreditássemos, mas nunca estimulou a idéia do bom velhinho que voa sobre a cidade, durante a madrugada, deixando presentes para as crianças. E isso não nos causou trauma algum!!
O mês de dezembro vira uma verdadeira loucura na cidade. O Papai Noel toma conta de tudo e de todos! Os grupos resolvem fazer confraternizações, multidões se atropelam nos shoppings para comprar presentes, os motoristas se sentem Airton Senna no trânsito, quem nunca nos olhou resolve ser simpático e nos desejar Feliz Natal e um novo ano cheio de alegrias. Nossa!!! É para surtar!
Não culpo o Papai Noel por isso, mas culpo o ser humano que se rendeu aos apelos do consumo e esqueceu que pode aproveitar este momento para refletir, crescer e se tornar alguém melhor. Nada na vida nos é barato, pagamos um preço por tudo o que fazemos, e por isso não podemos esquecer de fazer sempre o melhor pra nós mesmos. Se estivermos bem, será fácil fazer o bem aos outros e mais fácil ainda "pagar o que devemos" à vida. Quero estimular um pouco a reflexão sobre o que estamos fazendo com nosso Natal e nosso final de ano. Estamos sabendo aproveitar a presença de quem amamos ou estamos mais preocupados com presente que não pudemos comprar? Aproveitamos a Ceia ou Almoço de Natal para gravar na memória nossos amores que não são eternos (no sentido literal da palavra) ou estamos muito cansados da semana que passamos brigando no transito?
Minha amada avó sempre nos deu exemplo de paciência, sabedoria e amor. Ela sempre nos ensinou que não importa se o papai noel vem nos trazer presentes ou não, o que importa é a alegria de estarmos unidos. Que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro e veio a esta terra para nos ensinar o mais básico da vida, amar! A vida só vale quando amamos com força e verdade. E é por isso, pela força do amor dela por nós, pela força do amor que ela fez com que tivessemos uns pelos outros, que nosso Natal neste ano teve a familia reunida, a alegria e o amor que Ela nos mostrou e ensinou.
Desejo a todos mais sabedoria para fazer escolhas, mais coragem para enfrentar as dificuldades, mais amor para doar e mais calma para aproveitar os bons momentos. Desejo que no próximo ano possamos ter dias mais calmos e com mais espirito Natalino. Desejo que o verdadeiro espirito de Natal, independente de religião, o sentimento de compaixão, amor e sinceridade, faça parte da vida cotidiana de todos.

Um comentário: