segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Abnegação

Segundo o dicionário on line, ABNEGAR é:  abrir mão de; privar-se de; renunciar a.
Somos capazes de renunciar algo a favor de outros? Somos capazes de deixar o conforto para ajudar no desenvolvimento de um povo? Pois é, existem pessoas que se colocam totalmente a serviço do outro. Deixam suas casas confortáveis, sua vida tranquila e vão para lugarejos pobres, com pouquissima infra estrutura, afim de ajudar uma população na busca de um futuro melhor.
Este é o trabalho dos voluntários no Haiti. Tenho amigos que estão lá há mais de um ano, um grupo de freis Capuchinhos que trabalham arduamente em prol de pessoas que não tem educação, saneamento e saúde. Com o auxilio de voluntários de várias partes do mundo estão conseguindo dar dignidade a uma população abandonada pelo governo local e sem esperança de vida.
A missão não é fácil, mas é especial. As dificuldades existem, mas não são suficientes para desanimar estas pessoas abnegadas de si e preocupadas com a construção de um mundo mais digno para todos.
Tu podes estar pensando: "Sim! Mas são Freis, é o trabalho deles. Eu não posso deixar tudo aqui, passar trabalho, por um ideal utópico."
Eu respondo: Sim, são religiosos que escolheram uma vida comunitária, mas que também podem escolher entre ir, ou ficar aqui nas suas casas confortáveis auxiliando suas comunidades. Além deles, existem outras pessoas, profissionais de todas áreas, que estão pelo mesmo ideal.
Esta é uma missão que precisa de muito despreendimento e de renuncias. Mas podemos ser mais simples e ajudar quem está mais próximo. Sem precisar sair das nossas casas ou do trabalho. Só é preciso um olhar atento para os lados e a vontade de fazer o bem.
Quer saber mais sobre este lindo trabalho dos Freis Capuchinhos em Béraud, no Haiti? Acesse:
http://www.capuchinhosrs.org.br/index.php?ir=Noticias&action=ler&id_noticia=25941

Nenhum comentário:

Postar um comentário