segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Incluir e não fugir

A deficiência auditiva é,  um assunto sério e de interesse de toda a sociedade, seja em ambiente escolar ou não. As pessoas com deficiência auditiva têm o direito e devem ser inseridas normalmente na sociedade. No ambiente escolar cabe aos professores fazer com que os futuros cidadãos brasileiros aceitem as diferenças e convivam com elas com extrema naturalidade. Também é um dever do professor sua constante atualização e capacitação para suprir as necessidades de comunicação e formação pessoal dos alunos com deficiências.
A inclusão social e escolar está cada vez mais presente na sociedade atual, mas, infelizmente aparece muito ainda na teoria. Cabe a cada um de nós fazer com que essa teoria se torne uma prática constante para o bem estar de todos.
Fugir, ignorar ou vitimizar alguém "diferente", é uma forma covarde de lidar com a realidade. É manter um padrão hipócrita de viver, onde os discursos são belos mas as pessoas são congeladas.
A grande maravilha da diferença é poder dialogar com ela, é poder aproximar-se e fazer com que a distância seja cada vez menor. A coragem não está em discursar para grandes multidões sobre a inclusão social, a coragem está em fazer parte dela. Em proporcionar que outras pessoas possam aprender com o outro uma nova forma de sentir a vida.
Querer que o outro seja igual a mim é muito fácil, difícil é buscar uma maneira de aproximar-se do outro e nisso buscar a igualdade.
Virginia Pelizzoni

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