domingo, 24 de outubro de 2010

Crescer pra quê??

          Quando era criança sonhava com o dia em que fosse adulta.
          Ficava admirando minha tia se arrumar para sair a noite, e me imaginando naquela situação. Achava o máximo trabalhar, ir para faculdade, sair a noite, chegar tarde em casa, poder dirigir. Nossa!!!! Dirigir e ter um carro era o supra sumo da felicidade! A concretização da independência! Assim pensava a criança sonhadora. Projetava toda minha vida, como seria com 18, 20, 30 anos.
           Hoje paro pra analisar tudo o que se passou e verifico que nem tudo estava previsto no meu sonho infantil. A dificuldade do vestibular, o cansaço no final de um dia de trabalho, a responsabilidade das tarefas, os colegas invejosos e o chefe mandão, a falta de dinheiro no final do mês, o amor incorrespondido, a luta entre o que se quer e o que se pode fazer, a demissão na hora errada, a mensalidade que aumenta, o corpo que muda, a briga com a balança, a noite que perde o brilho pela mesmice, as pessoas que enganam sem remorso, a inveja do outro, a queda do conto de fadas, a rejeição sem explicação, o não que se deve dizer, os sapos que se deve engolir, a briga entre a moral e o desejo, a decisão entre o lar ou o mundo. Ui!! Quanta coisa não estava nos planos!!! É, mas essa é a vida real. Tudo o que se sonha tem um ar leve e, na maioria das vezes, romântico, porém nem tudo se apresenta dessa forma.
          A vida é dura mesmo. Mas sempre existe uma maneira de deixá-la mais leve. Desde criança escuto uma frase: "o que vem fácil vai fácil", é verdade. Tudo que conseguimos com luta e esforço pessoal chega com um gostinho melhor, é saboreado com mais cuidado. O que se recebe pronto é consumido sem sentir, é engolido sem mastigar. Acho que se tivesse acontecido tudo como imaginava, talvez não soubesse dar valor para as cosias que tenho.
         Um dia um amigo me disse uma frase que levo comigo desde então:
 "Se Deus tivesse me dado tudo o que pedi, hoje seria muito infeliz".
         Se pudesse voltar no tempo, ocuparia menos tempo querendo crescer e mais tempo aproveitando a infância. Subindo em árvores, desenhando, brincando de boneca, pega pega, esconder, elefante colorido, amarelinha, jogo de memória, playmobil, pulando corda, jogando bola, brincando de escolinha.
          Afinal, crescer pra quê?

Um comentário: